16 de janeiro de 2012

Estaremos fora do ar por 24h

Dia 18 de janeiro, nós do Ditadura Gay que acreditamos num mundo onde a informação é livre para circular e se moldar de acordo com a relação entre o emissor e o receptor, estamos aderindo a essa campanha que visa alertar os internautas do mundo sobre um projeto de lei criado nos Estados Unidos que irá contra tudo que foi feito na internet até hoje. A circulação da informação está seriamente ameaçada. Quem hoje tem voz deverá se pronunciar antes que alguém resolva falar em nosso nome. 


Abaixo, uma breve explicação do projeto e os interesses em jogo. Quem quiser saber mais, faça uma pesquisa sobre os defensores e os opositores. Analise os argumentos e tome uma posição.

SOPA: Stop Online Piracy Act

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

O Stop Online Piracy Act (Lei de Combate à Pirataria Online) também abreviado para sigla inglesa SOPA é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos de autoria do representante Lamar Smith e de um grupo bipartidário com doze participantes. O projeto de lei amplia os meios legais para que detentores de direitos de autor possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos falsificados.

O projeto tem sido objeto de discussão entre seus defensores e opositores. Seus proponentes afirmam que proteger o mercado de propriedade intelectual e sua indústria leva a geração de receita e empregos, além de ser um apoio necessário nos casos de sites estrangeiros. Seus oponentes alegam que é uma violação à Primeira Emenda, além de uma forma de censura e irá prejudicar a Internet, ameaçando delatores e a liberdade de expressão.

Opositores
Entre os opositores estão as principais empresas que atuam na Internet como o Facebook, Twitter, Google, Yahoo, LinkedIn, Mozilla, Wikimedia, Zynga, Amazon, eBay, Reddit e 9GAG. Também organizações de direitos humanos, como Repórteres Sem Fronteiras e Human Rights Watch.
A empresa de registro de domínios Go Daddy inicialmente apoiou a proposta. O posicionamento atraiu fúria de seus clientes, levando-a reconsiderar o apoio. A comunidade da Wikipedia também debate a respeito de sua posição quanto ao SOPA, em SOPA_initiative/Action.
Atualmente o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se opõe ao SOPA.
 
Defensores
Os defensores são os maiores grupos e empresas dependentes de direitos de autor: Motion Picture Association of America, Recording Industry Association of America, Sony Pictures Entertainment, Time Warner, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...