3 de fevereiro de 2011

HOMEM DE SAIA

A androginia foi tema recorrente neste São Paulo Fashion Week e um dos desfiles onde o assunto foi tratado com mais propriedade, teve foco exatamente no fetiche provocado pela roupa feminina num corpo masculino. O estilista João Pimenta trouxe uma coleção onde le misturava a austeridade do militarismo e a fragilidade dos coroinhas. A mistura desses dois universos permite que se vislumbre uma certa crítica a essa onda de pedofilia que existe entre sacerdotes católicos mas nos faz atentar para outro ponto: os padres usam batinas, que nada mais são do que vestidos (considerado árte da indrumentária feminina).

O que nos faz pensar se não é exagerada a condenação da Igreja em relação a atos homossexuais (praticados entre adultos) se os próprios padres, bispos e até o papa estão usando saias quando nos condenam. As imagens falam por si só, mas o áudio foi removido pelo You Tube. Então deixo como sugestão a música "Homem de Saia" da banda Três Meninas do Brasil, um feliz encontro entre Rita Ribeiro, Teresa Cristina e Jussara Silveira.




Mas afinal o que define a identidade de um gênero? A presença ou ausência de uma genitália, o nome social, o tipo de roupa que a pessoa usa, o corte de abelo, a maquiagem, a presença de anéis, brincos, colares e pulseiras ou é uma outra coisa que ainda não foi convencionada? Entre os fetiches que se referem a essa flexibilização dos gêneros posso citar 3 mais comuns:

Cross-dressing é um termo que se refere a pessoas que vestem roupa ou usam objectos associados ao sexo oposto, por qualquer uma de muitas razões, desde vivenciar uma faceta feminina (para os homens), masculina (para as mulheres), motivos profissionais, para obter gratificação sexual, ou outras.

Drag Queen ou Drag king são artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico.

Travesti são pessoas que vivem uma parte significativa do dia ou mesmo o dia-a-dia como se fossem do sexo oposto. Além de se travestirem com roupas do sexo oposto é comum a utilização de um nome social, corte de cabelo, adoção de modos e de timbre de voz consoantes com o sexo almejado.

 Quando falamos nesse tema, lembramos invariavelmente da Escócia e seus kilts, entre os famosos de kilt estão Marc Jacobs e Mas Sean Conory.

Sean Conory - ator

Marc Jacobs - estilista

Na verdade o kilt, é uma roupa tradicional escocesa, herdada da cultura celta que nunca frequentou o guarda-roupas feminino. Pelo contrário, era usado pelos guerreiros e por isso memso era associado a força e a virilidade. Diz a lenda que não se deve usar cuecas quando vestir o kilt, mas pode dar problema se o sujeito ficar excitado. Imagine a cena. 

Apesar de ter coentado sobre outros fetiches decorrentes da flexibilização dos gêneros, não falarei deles neste post ainda que no futuro ele seja revisado e ampliado. Aproveire e veja a galeria de homens de saia logo abaixo.

10 homens sesualizando com suas saias:











 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...